Sociedade

Nove urgências de ginecologia e obstetrícia encerradas este fim de semana

Quatro serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia vão estar encerrados este sábado e cinco no domingo, segundo informação disponibilizada no portal do Serviço Nacional de Saúde

Hospital de Almada passará a contar na Urgência com apenas seis médicos do quadro
Ana Baião

O verão prossegue com a crise nas urgências de ginecologia e obstetrícia. De acordo com as escalas consultadas na manhã deste sábado, hoje vão estar encerradas as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, Caldas da Rainha, Aveiro e Vila Franca de Xira.

No domingo junta-se a estas quatro urgências a do hospital de Setúbal.

Em ambos os dias, no hospital de Vila Franca de Xira, vai estar também fechada a urgência pediátrica.

A receber apenas grávidas referenciadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Amadora/Sintra, São Francisco Xavier (Lisboa) e de Leiria.

No domingo são as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Amadora/Sintra e Leiria, com a urgência de obstetrícia de Santarém a acolher igualmente apenas os casos enviados pelo INEM.

Nos dois dias, mas ao nível da urgência pediátrica, o hospital de Loures atende apenas as crianças encaminhadas pelo INEM.

Hoje e no domingo, a urgência pediátrica do hospital Amadora/Sintra recebe somente os menores referenciados tanto pelo INEM como pela Linha SNS 24.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se sobretudo à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.