Nos últimos 50 anos, a dimensão média das populações de animais selvagens monitorizados diminuiu 73%. Esta é a constatação do Relatório Planeta Vivo 2024, divulgado esta quinta-feira pela World Wildlife Fund (WWF). Para chegar a este valor, os investigadores analisaram dados de perto de 35 mil populações de 5.495 espécies de anfíbios, aves, peixes, mamíferos e répteis a nível mundial, entre 1970 e 2020. O declínio agora revelado está quatro pontos percentuais acima do relatado no relatório da WWF de 2022, que apontava para uma quebra média de 69% até 2018, tendo em conta menos espécies e populações do que o atual.
Exclusivo
Natureza em colapso: relatório “Planeta Vivo 2024” aponta para uma diminuição de 73% das populações de animais selvagens
A biodiversidade global está a desaparecer a um ritmo alarmante, colocando o futuro da vida na Terra em risco. Este é o principal alerta do Relatório Planeta Vivo 2024, da WWF. Mais de dois terços das populações de animais selvagens estão em declínio. “As perdas são drásticas e a ação é urgente”, incluindo em Portugal, alertam os ecologistas, que querem "um PRR para a natureza".