Exclusivo

Sociedade

Vias BUS estagnaram em Lisboa e no Porto: velocidade de circulação de autocarros em mínimos históricos

Há três anos que os corredores para autocarros não aumentam nas duas maiores cidades. Empresas de transportes pedem mais vias e mais controlo do mau estacionamento

Há corredores BUS nos dois sentidos da Avenida Infante Dom Henrique, em Lisboa

A velocidade de circulação dos autocarros em Lisboa e no Porto atingiu mínimos históricos, o que contraria o objetivo de os tornar mais atrativos do que o automóvel particular. Mas em cidades com carros a mais, trânsito intenso e mau estacionamento, é difícil conseguir que os autocarros andem de forma fluida — a não ser que possam circular em vias reservadas a transportes públicos. O problema é que o número de quilómetros de corredores BUS não está a crescer: pelo contrário, em Lisboa diminuiu ligeiramente e no Porto mantém-se igual há três anos. Para as empresas responsáveis por serviços de autocarros urbanos, a extensão atual é “claramente insuficiente” e contribui para tornar o transporte rodoviário ainda menos competitivo.