Exclusivo

Sociedade

Em que casos é prescrito o fentanil? E é possível evitar a dependência? Saiba aqui as respostas

O fentanil produz efeitos mais rapidamente do que outros analgésicos opioides, como a morfina, o que faz com que seja frequentemente administrado ou prescrito em situações de dor intensa, aguda ou crónica. Mas em que casos concretos é utilizado? Quais os benefícios e as desvantagens? E será possível evitar as situações de dependência deste fármaco? O Expresso conversou com vários especialistas, que responderam a estas e outras questões

Todos os médicos, independentemente da especialidade, podem receitar fentanil em Portugal
Joe Amon/Getty Images

Em que situações é utilizado?

O fentanil, assim como todos os outros medicamentos opioides fortes, está indicado no tratamento de dor intensa, seja dor oncológica, seja dor associada a cirurgias, lesões graves ou doenças crónicas. Todos os médicos, independentemente da especialidade, podem prescrever opioides fortes, esclareceu ao Expresso a presidente do Colégio de Medicina da Dor da Ordem dos Médicos, Graça Mesquita.

Em regime de ambulatório, as especialidades que mais prescrevem são Medicina Geral e Familiar, Anestesia, Fisiatria, Oncologia, Ortopedia e as várias especialidades que se dedicam aos Cuidados Paliativos. Nas farmácias, o fentanil é vendido habitualmente sob a forma de adesivos ou comprimidos, podendo também ser injetável, em contexto hospitalar.