Exclusivo

Sociedade

Incêndios em 2022: mau uso de helicópteros, falta de planeamento e desequilíbrio no esforço despendido deixaram o “fogo andar por onde quis”

Quase um ano depois de o Relatório Final do Grupo de Peritos dos Incêndios Rurais ter sido apresentado, os ministros da Administração Interna e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior resolveram transformá-lo num livro que será apresentado esta terça-feira, em Lisboa. Este é um dos cinco relatórios produzidos este ano sobre as causas e consequências dos grandes fogos de 2022

MANUEL DE ALMEIDA/Lusa

Os grandes incêndios de 2022, sobretudo os que durante 12 dias devastaram mais de um quarto do Parque Natural da Serra da Estrela, levaram o Ministério da Administração Interna a encomendar uma análise independente a um grupo de peritos de diversas universidades, em setembro desse ano.

As conclusões do trabalho, que envolveu 32 investigadores e cientistas, foram apresentadas em finais de janeiro de 2023. E agora, quase um ano depois, os ministros da Administração Interna e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Luís Carneiro e Elvira Fortunato, resolveram encaderná-las num livro apresentado em Lisboa, esta terça-feira.