Sociedade

São João: largada de balões obriga a suspensão de voos no Aeroporto do Porto

Navegação aérea fica suspensa das 21h45 desta quinta-feira àté à 1h01, medida de prevenção reativada depois de um interregno de dois anos devido à pandemia. Metro do Porto vai circular ao longo da noite com operação reforçada em todas as linhas, com exceção da linha que liga o Aeroporto à Trindade, no centro da cidade

Foto: TAP

O espaço aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai encerrar esta quinta-feira durante três horas, entre as 21h45 e a 1h01 de sexta-feira, período em que será autorizada a tradicional largada de balões de ar quente na noite mais longa do Porto. A medida de prevenção acontece desde 2017, com uma interrupção nos dois anos pandémicos em que a festa de São João foi confinada. A decisão foi tomada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), na passada semana.

Apesar do cancelamento temporário de voos, o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, Marco Martins, já pediu “cautela no momento de lançamento dos balões”. Ao Expresso, o também presidente da Câmara de Gondomar referiu que o encerramento temporário de voos foi uma decisão "exclusiva e legítima" da ANAC e transmitida à Navegação Aérea de Portugal.

A normal operação de voos será retomada 1h01, uma hora depois do início do tradicional fogo de artifício, este ano excecionalmente lançado a partir de plataformas flutuantes no rio Douro e não da ponte Luís I devido às obras em curso no tabuleiro inferior da estrutura.

Com várias ruas da Baixa e centro histórico cortadas ao trânsito, a Administração da Metro do Porto recomenda aos portuenses e visitantes a deslocarem-se de metro, bem como a comprar ou carregar antecipadamente os títulos Andante para evitar filas. Nesta noite de 23 para 24 de junho, no Metro está preparada uma Operação Especial de circulação do metro a partir das 20h até ao início da manhã, a realizar sempre em veículos duplos e com um reforço de frequência em todas as linhas, com exceção da Linha Violeta (ligação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro à Estação da Trindade).

Na Linha Amarela (D), a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia será cortada a partir das 23h45 devido ao fogo de artifício, circulação que se manterá entre as estações do Hospital de São João/São Bento, do lado do Porto, e General Torres/Santo Ovídio, na margem sul do Douro. A retoma desta linha acontecerá "logo que as forças de segurança tenham assegurado condições para tal, o que deverá suceder pelas 4h", informa a Metro do Porto.

Em 2019, ano da pré-pandemia e do último São João em grande, a procura pelo serviço do Metro na noite do santo mais popular e festejado do Porto contou com mais de 100 mil validações adicionais, sendo a expetativa que o cenário se repita.