Exclusivo

Sociedade

O que é mais difícil no ensino básico? Interpretar textos, calcular médias, escrever em inglês

Provas de aferição foram realizadas em 2021 por uma amostra de alunos do 2º, 5º e 8 anos, a Matemática, Português e Inglês. O segundo relatório descrevendo os exercícios onde se saíram melhor ou pior está agora disponível

Os alunos que realizaram as provas de aferição em 2021, nesse ano por amostra por causa dos efeitos da pandemia no ensino e nas escolas, tiveram, de forma geral, piores resultados do que os colegas em 2019. Entre as três disciplinas analisadas, foi na Matemática do 8º ano e no Português do 5º que sentiram mais dificuldades.

Estas foram duas das principais conclusões de uma primeira análise quantitativa feita pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) àquelas provas, divulgada em setembro, e a que se segue agora um segundo relatório, com a descrição qualitativa dos desempenhos. O documento já disponível ajuda a perceber em que áreas, temas e exercícios os alunos têm mais e menos dificuldades, o que permite aos professores definir o que devem trabalhar mais com eles.