Exclusivo

Sociedade

Michael Czaja, especialista em fogos: “É impressionante a quantidade de pequenas propriedades em Portugal e a ausência dos proprietários”

Durante um mês, o especialista americano visitou 19 pontos fulcrais – entre Chaves a Faro – e falou com três dezenas de representantes de entidades diferentes – para se inteirar do que se fez em Portugal nos últimos cinco anos para montar um sistema integrado de fogos rurais que reduza o risco de acontecer outra tragédia como a de 2017. Esta terça-feira apresentou as suas recomendações, entre as quais “facilitar fontes alternativas de financiamento” para a gestão da paisagem, “promover a articulação entre entidades” e “gerir expectativas”. E falou com o Expresso sobre elas

NUNO BOTELHO

Uma fotografia com duas casas isoladas no meio rural, rodeadas de mato e floresta, no concelho de Silves, ilustra o que o especialista em gestão de fogos rurais e investigador na Universidade Estatal do Colorado (EUA), Michael Czaja, diz ser “o grande desafio” para se enfrentar o problema dos incêndios em Portugal. “O desafio”, frisa, “é a participação de todos no sistema de gestão de fogos rurais”. E, acrescenta, “os planos podem ser bons, mas precisam de financiamento”.