Sociedade

Seca: é necessária uma “maior racionalização” dos recursos hídricos

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve defende que é necessário “atuar antecipadamente”

DR

Os responsáveis políticos defendem, na sequência do período de seca que Portugal atravessa, uma “maior racionalização” dos recursos hídricos, nomeadamente no sector da agricultura. De acordo com o “Jornal de Notícias”, as reservas hídricas do Algarve dão para dois anos de consumo humano.

“Havendo água é preciso regular o crescimento do sector em função da que existe. Tem de haver uma regulação como existe para a pesca ou para a biomassa”, defende o presidente da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), António Pina.

Por agora a preocupação “é se vai chover até abril ou maio”. António Pina sublinha que é necessário “atuar antecipadamente”, destacando a necessidade de fazer “poupanças, através da redução das perdas, sobretudo em meios urbanos, que rondam os 30% e da busca de novas fontes”.