Exclusivo

Sociedade

Mais de 2500 lisboetas levam petição à Assembleia Municipal para travar fim da ciclovia da Almirante Reis

Preocupados com a garantia de que Carlos Moedas vai cumprir a promessa eleitoral de retirar a ciclovia, cidadãos juntam-se em petição com 2600 assinaturas em papel, que vai ser entregue esta quinta-feira na Assembleia Municipal de Lisboa. Objetivo é pressionar discussão pública. Sobre crítica de partidarização feita pelo novo presidente da Câmara, organizadores falam em “desrespeito”

MIGUEL A. LOPES

Um grupo de cidadãos em Lisboa, com o apoio de várias organizações da zona de Arroios e da área do ciclismo e da mobilidade, juntou-se no último mês na recolha de assinaturas para travar uma das promessas eleitorais do novo presidente da Câmara: retirar a ciclovia da Avenida Almirante Reis, uma das principais artérias da cidade.

O resultado foram 2600 assinaturas em papel, que vão ser entregues esta quinta-feira na Assembleia Municipal de Lisboa, de forma a pressionar o novo executivo para, antes de tomar medidas, cumprir uma outra promessa: envolver os cidadãos na discussão. Ou, no articulado do programa eleitoral da coligação ‘Novos Tempos’, “promover a participação da população na cocriação das políticas públicas da cidade”. Esta é, dizem os organizadores em comunicado, “a oportunidade ideal” para o fazer.