Exclusivo

Sociedade

‘Too Good to Go’, a app contra o desperdício alimentar: “Já salvámos quase 100 milhões de refeições”

Criada na Dinamarca em 2015, a app chegou a Portugal há dois anos e desde então evitou que, em média, 42 mil refeições fossem para o lixo todos os meses. Em entrevista ao Expresso na Web Summit, a presidente executiva da empresa, Mette Lykke, diz que ainda há “muito espaço” por onde crescer
Josema Moreno/Too Good to Go

Pastelarias, supermercados, restaurantes, hotéis e cantinas estão entre as 4 mil lojas que já aderiram em Portugal à ‘Too Good to Go’, uma aplicação para telemóvel que serve para evitar o desperdício de refeições que iriam para o lixo por não terem sido vendidas. Ao fim de dois anos, a app evitou que um milhão de refeições - cerca de 42 mil por semana - fossem desperdiçadas em Portugal, uma pequena parte dos 100 milhões que globalmente conseguiram salvar em seis anos.

“É um problema universal para qualquer proprietário de um estabelecimento alimentar chegar ao final do dia e ter algum tipo de desperdício”, diz ao Expresso Matte Likke, CEO da empresa, que participou esta quarta-feira na Web Summit. A app permite pesquisar os estabelecimentos aderentes numa determinada zona, escolher e pagar a refeição (é uma caixa surpresa com o excedente desse dia), tendo depois de a recolher na loja.