As novas regras ainda não entraram em vigor mas já surtiram efeito: quer a restauração, quer a hotelaria já tiveram cancelamentos de reservas. A partir de sábado, para entrar nestes estabelecimentos, é preciso apresentar o certificado digital ou um teste negativo à covid-19 que pode ser feito sem custos em 146 farmácias portuguesas. Apesar das dúvidas e inexperiência, os estabelecimentos adaptam-se para tentar cumprir as novas orientações. O Expresso falou com um restaurante, um hotel e uma farmácia para perceber como é que estão a ser preparadas as medidas anunciadas pelo Governo na quinta-feira.
“Em primeiro lugar, ligámos a todas as nossas reservas para informar o que vai suceder. Alguns decidiram cancelar, outros vêm na mesma porque já têm a vacinação completa e por isso têm o certificado digital no telemóvel”. A Cervejaria Brasão, que conta com três restaurantes no Porto, além de aceitar os testes PCR e de antigénio feitos em laboratórios e os testes feitos na farmácia, vai também vender autotestes à covid-19 no próprio restaurante.
O teste vendido no estabelecimento é pré-pago: “os clientes compram, primeiro, o teste e depois fazem-no à porta do restaurante (não temos um sítio, tem de ser lá fora)”, explica uma das responsáveis ao Expresso. Os clientes aguardam então pelo resultado e, caso dê negativo, entram e apresentam-no.