Noah foi encontrado, “está bem e está vivo”, disse aos jornalistas o capitão Jorge Massano, da GNR de Castelo Branco. Pouco mais de meia hora após a criança de dois anos ter sido localizada, as autoridades não avançaram com mais detalhes sobre o estado de saúde de Noah, uma vez que estava naquele momento a ser “sujeito a exames médicos”.
A criança foi encontrada numa zona de floresta próxima de Medelim, a norte da casa da família. “Em linha reta foi encontrado a quatro quilómetros do local inicial, mas há a probabilidade de ter percorrido dez”, continuou Jorge Massano. Foi encontrada por populares numa zona de buscas que só esta quinta-feira foi inspecionada pelas autoridades e os voluntários. “A área onde foi encontrado não foi percorrida quarta-feira - fez parte da estratégia de alargar esta quinta-feira o perímetro.”
A criança estava a ser procurada pelas autoridades desde as 8h30 de quarta-feira em Proença-a-Velha, Castelo Branco. Desde logo, a PJ inclinou-se para a tese de “desaparecimento acidental” de Noah.
Naquela manhã, o pai da criança saiu cedo, como sempre, para o trabalho agrícola. Noah ficou a dormir no beliche com a mãe, por ser uma noite de trovoada. A criança terá saído de casa sozinha entre as 5h e as 8h. "Não é a primeira nem a segunda vez que Noah sai cedo da cama e vai ter com o pai juntamente com a cadela", revela uma fonte da investigação. Poderá eventualmente ter acontecido o mesmo na manhã desta quarta-feira. Vestia uma camisola cinzenta, uns calções cor-de-laranja e calçava umas bota de borracha azuis.
Os pais deram o alarme de desaparecimento de Noah logo na manhã de quarta-feira e foram de imediato realizadas buscas pela GNR e PJ. No final do dia a cadela foi encontrada a menos de quatro quilómetros de casa dos pais. Fonte da PJ acrescenta que, depois de a cadela ter sido encontrada, foram redirecionadas as buscas no terreno.
Durante a última noite foi encontrada a t-shirt que Noah usou para dormir e, ao lado, pegadas da criança. Já esta quinta-feira foram encontrados uns calções, uma fralda e uma galocha junto a um rio, supostamente pertencentes a Noah.