Exclusivo

Sociedade

Covid-19. Chegar a junho com todas as pessoas com mais de 60 anos vacinadas é o novo desafio

O líder da task force da vacinação marcou uma nova data no calendário: até final de maio, início de junho, Portugal pode ter os maiores de 60 anos todos vacinados. Será poucas semanas depois de terminar o desconfinamento (na melhor das hipóteses), e pode bem ser essencial para evitar outro confinamento: é que mais de 95% das mortes por covid-19 registadas até agora aconteceram na população com mais de 60 anos

Henrique Gouveia e Melo
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Mais de 95% das mortes por covid-19 registadas até agora aconteceram na população com mais de 60 anos. Quando todas estiverem protegidas com pelo menos uma dose da vacina, a situação da epidemia dará lugar a uma nova fase de “esperança”, antecipa o coordenador da task force.

A cobertura vacinal de cada um dos grupos que integravam a primeira fase do plano de vacinação está neste momento com valores entre os 80% e os 99%, o que permite fazer já a “transição” para a segunda etapa. E neste segundo trimestre, com a chegada prevista de mais de 11 milhões de doses de vacinas (1,9 milhões só em abril e mais do dobro do que aconteceu entre janeiro e março), a estratégia passa a ser outra.