Sociedade

Guarda-chuvas em riste. IPMA antecipa dez dias de aguaceiros

O prognóstico para os próximos dez dias surge num momento em que Portugal encontra-se numa situação particularmente sensível, devido à seca

Filograph/Getty Images

O outono parece ter chegado com um mês de atraso, mas agora vale a pena fazer este aviso: guarda-chuvas em riste. Nos próximos dez dias, a maior parte do país – que tem estado em seca extrema – vai ser banhado pela chuva, indicam as previsões do Instituto Português da Meteorologia e Atmosfera (IPMA). O único dia que poderá quebrar esta tendência será sexta-feira, 1 de novembro.

Para esta terça-feira, esperam-se períodos de céu muito nublado; chuva ou aguaceiros no Minho e Douro Litoral. A sul, o vento será fraco a moderado, podendo atingir, no máximo, velocidades de 25 km/h. Em Lisboa, ocorrerão períodos de chuva fraca até meio da tarde. No Porto, o cenário é o mesmo.

Apesar da pluviosidade esperada, o IPMA aponta ainda a hipótese de ocorrer uma pequena subida das temperaturas.

O prognóstico para os próximos dez dias surge num momento em que Portugal encontra-se numa situação particularmente sensível, devido à seca.

Conforme o Expresso noticiou, no passado fim de semana, nos primeiros 12 dias de outubro não caiu uma pinga de água em todo o território continental e até quarta-feira passada choveu menos 40% do que o valor médio mensal para o primeiro mês de outono.

Se em finais de setembro 36% do país registava índices de seca severa ou extrema, a 15 de outubro a área atingida quase duplicou, passando para 79% do território.