Sociedade

SIBS desmente qualquer “falha na rede Multibanco” que tenha permitido o desvio de milhares de euros

Notícia publicada pelo “Jornal de Notícias” esta quinta-feira fala de esquema que passava por fazer levantamentos de somas que não estavam disponíveis nas contas durante o “período de degradação” da rede. A empresa que gere o Multibanco lembra que o caso está “em segredo de justiça”

josé carlos carvalho

A propósito do artigo publicado esta quinta-feira noticiando que uma falha no Multibanco permitiu desviar milhares de euros, a SIBS - entidade que gere a rede – emitiu um esclarecimento para sublinhar que “não houve nenhuma falha no sistema”.

O “Jornal de Notícias” refere na sua edição desta manhã que um grupo de dez pessoas - um cabecilha e nove cúmplices - abriram 94 contas bancárias e lesaram 18 bancos em milhares de euros, entre 2012 e 2016. O esquema passava por fazer levantamentos de somas avultadas e que não estavam disponíveis nas contas durante o “período de degradação”, momento em que as caixas multibanco, apesar de funcionarem, estão desligadas do sistema central, para atualização de software.

Em comunicado, a SIBS adianta que “a rede Multibanco está permanentemente em comunicação com o sistema central, pelo que não será possível o registo de alguma situação como a descrita”.

A empresa lembra também que “os dados inerentes aos casos em apreço estão em análise pelas autoridades competentes”, como tal, “em segredo de justiça”.

A terminar, o comunicado informa que a rede por si gerida “está dotada de mecanismos de monitorização permanente e de deteção de funcionamento anómalo potencialmente relacionados com criminalidade”.

A notícia original adianta que o julgamento deste caso deveria começar na próxima semana, mas teve de ser adiado porque seis dos arguidos estão em fuga à Justiça.