A autoridade do medicamento pediu a colaboração da Polícia Judiciária, da ASAE e da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) para investigar eventuais usos de medicamentos contendo testosterna no circuito ilegal. Esta informação surge numa altura em que circulam notícias que garantem que o ator Ângelo Rodrigues, internado recentemente numa unidade hospitalar, tomou injeções de testosternoa.
Numa nota enviada à comunicação social, o Infarmed revela que estão autorizados em Portugal três medicamentos contendo testosterona, com indicações terapêuticas "bem estabelecidas" e cuja utilização carece de prescrição para a sua dispensa e sendo a sua administração efetuada por profissionais de saúde.
Quanto ao eventual desvio de medicamentos utilizados no circuito legal para circuitos paralelos, "o Infarmed desencadeou ações de averiguação dessas eventuais situações", tendo solicitado para isso a intervenção da Polícia Judiciária e outras entidades, nomeadamente Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), se necessárias, à investigação.
O Infarmed garante no entanto, que este ano "não existe qualquer reporte de uso ilícito destes medicamentos no circuito legal" comunicado a esta autoridade.