Sociedade

Área Metropolitana de Lisboa: passe único de família adiado para julho

O passe único de família apenas estará disponível a partir de julho e não dia 1 de abril como estava previsto. O atraso deve-se a dificuldades "do ponto de vista técnico". Na região do Porto está disponível a partir de 21 de março

Hugo Correia

Afinal o passe único de família não vai estar disponível para as famílias da área metropolitana de Lisboa no dia 1 de abril, mas apenas a partir de julho. A informação foi dada pelo primeiro secretário metropolitano, Carlos Humberto, ao Diário de Noticias.

Em causa estão dificuldades técnicas e de cooperação entre entidades. Carlos Humberto disse que o passe familiar era a situação "mais difícil do ponto de vista técnico e que ainda está a ser estudada". Isto porque é preciso "a cooperação de várias entidades do Estado central, senão as pessoas têm de andar com vários papéis atrás".

A poupança prometida às famílias da área metropolitana de Lisboa através da aquisição deste passe vai assim ser adiada para julho. Este passe terá um valor máximo de 40 euros o que pode permitir uma poupança de cerca de 100 euros para algumas famílias.

Passe no Porto arranca a 21 de março

Na reunião do Conselho Metropolitano, o presidente, Eduardo Vítor Rodrigues, adiantou esta sexta-feira à Lusa, que o passe único de família vai poder ser adquirido a partir de 21 de março nas lojas Andante da Área Metropolitana do Porto.

O presidente desta entidade esclareceu que apenas quem possui o título de transporte Z2 e quer incluir uma ou mais zonas terá de se dirigir a uma loja Andante. Para quem tem título Z4 e passar a usufruir do passe único metropolitano, a mudança será automática, acrescentou.

No dia 20, véspera do arranque da venda do título, é lançada uma campanha de informação que a AMP pretende que seja esclarecedora para todos os utilizadores do passe único dentro da área metropolitana.

A AMP aprovou, em 22 de fevereiro, uma proposta de passe único de 40 euros para viagens intermunicipais e um outro de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas.

No âmbito do PRAT - Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos foi ainda aprovado um título gratuito para crianças até aos 12 anos, que deverá entrar em vigor a 01 de setembro.