Os principais incêndios florestais que lavram nos concelhos de Pedrógão Grande (Leiria) e Góis (Coimbra) estavam, às 23h desta quarta-feira, a ser combatidos por mais de 2300 operacionais, apoiados por 854 meios terrestres, segundo a Proteção Civil.
Além destes dois grandes incêndios nos distritos de Leiria e de Coimbra, está em curso (incêndio em evolução sem limitação de área) um fogo em Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém, que deflagrou pelas 20h desta quarta-feira e que está a ser combatido por 121 bombeiros e 34 veículos, de acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
Em curso desde as 15h de sábado, o incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, mobilizava, às 23h desta quarta-feira, 1.170 efetivos dos bombeiros e 418 viaturas.
Já em estado de resolução (incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido), o fogo em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, encontra-se a ser combatido por 1.202 operacionais, apoiados por 436 veículos.
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e foi dado como dominado na tarde de hoje provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.
O fogo começou em Escalos Fundeiros e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria. Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.
Este incêndio já consumiu cerca de 30.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.
Segundo a informação da Proteção Civil, o fogo no concelho de Penela, no distrito de Coimbra, que deflagrou às 21h15 de sábado, está em fase de conclusão (incêndio extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio), mobilizando 129 bombeiros e 45 meios terrestes.
Além destes quatro grandes incêndios nos distritos de Leiria e de Coimbra, existem 23 fogos de menor dimensão a ser combatidos em Portugal, dispersos por diversos distritos.
Segundo dados da Proteção Civil, os 23 incêndios de menor dimensão localizam-se nos distritos de Braga (1), Bragança (7), Castelo Branco (4), Faro (1), Leiria (1), Portalegre (1), Santarém (2), Viana do Castelo (1), Vila Real (4) e Viseu (1).