Experimente: ligue os dados no seu smartphone, aceda a Uber.com e prepare-se - haverá mensagem de erro em vez de site a funcionar. "O site a que pretende aceder encontra-se bloqueado na sequência do cumprimento de ordem judicial." Assim mesmo.
Começou o bloqueio ao Uber. Quem aceder ao site através de uma ligação de dados da Vodafone, MEO ou NOS irá constatar precisamente a mensagem transcrita acima. Em causa esta uma deliberação do Tribunal de Lisboa, que proibiu no final de abril os serviços da empresa em Portugal. Por enquanto, o acesso aos serviços da Uber via app continua disponível.
Segundo a sentença, conforme o Expresso noticiou no final de abril, a atividade da Uber é considerada "ilegal, publicitada de forma enganosa e constitui um risco para quem a utiliza". A decisão obrigava ainda a empresa a cessar de imediato as suas operações, a encerrar o site no país, ficando estipulada uma coima diária de dez mil euros em caso de incumprimento.
A empresa é acusada pela Antral de atuar à margem da lei, uma vez que não está licenciada para realizar transporte público de passageiros.
Posteriormente, a Uber veio declarar que não se encontrava "abrangida pela decisão" do Tribunal de Lisboa. Em sua defesa, sempre alegou que se tratava apenas de uma empresa de tecnologia e não de um serviço de táxis, limitando-se a ligar os clientes a serviços de transporte de passageiros que já existiam no país.