Exclusivo

Teatro & Dança

Ballet de Lorraine sexta e sábado no Rivoli: joias a dançar sob o efeito de ácido

Intensidade e clímax constante com o Ballet de Lorraine, que traz Adam Linder de volta ao Porto. “Acid Gems”, de Linder, é complementada por “Static Shot”, de Maud Le Pladec, no palco do Rivoli

Imagem de “Static Shot”, de Maud Le Pladec, uma das duas peças incluídas no programa
Laurent Philippe

Claudia Galhós

Imagine que contrata uma pessoa para limpar a sua casa, mas que a encomenda se concretiza na conversão dos gestos banais quotidianos de limpeza numa dança artística. Esta foi a obra que projetou o nome do coreógrafo australiano Adam Linder no mundo da dança. Esta série, que continua a criar, iniciou-se em 2013 com “Some Cleaning”. Em 2014, o Museu de Artes e Design de Nova Iorque contratou Adam para limpar coreograficamente a exposição “NYC Makers: The MAD Biennial”. Esta semana, a obra de Adam Linder está no Teatro Rivoli (Porto) com a apresentação de “Acid Gems”, uma das duas peças que constam do programa do Centro Coreográfico Nacional — Ballet de Lorraine, que se complementa com “Static Shot”, de Maud Le Pladec. Linder é australiano, mas tem desenvolvido o seu percurso entre os Estados Unidos e a Alemanha. Cria em formatos muito distintos que vão dos espetáculos de palco a propostas mais conceptuais ou pensadas para contextos expositivos. Um elemento transversal ao seu trabalho é questionar como a dança está intimamente relacionada com noções de valor, desejo, mercadoria ou tecnologia. As obras da série “Some Cleaning” são emblemáticas desse desmontar o corpo como arte, pondo-o ao serviço de um labor quotidiano, ao atribuir um valor comercial num contexto artístico para ações consideradas banais.