Partidos

IL: Rui Malheiro oficializa no sábado candidatura alternativa à liderança

O conselheiro nacional da IL obteve 88% dos votos e oficializará a sua candidatura à liderança do partido este sábado em Lisboa

É oficial. Rui Malheiro é o candidato da oposição interna à liderança da Iniciativa Liberal (IL) e vai defrontar Rui Rocha na Convenção Nacional eletiva, agendada para 1 e 2 de fevereiro, em Lisboa.

A candidatura única do conselheiro nacional recebeu o aval dos apoiantes do movimento “Unidos pelo Liberalismo”, substituindo, assim, Tiago Mayan Gonçalves que desistiu da corrida interna na sequência do caso da falsificação de assinaturas enquanto presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Malheiro obteve 88% dos votos - tendo contado com 77 votos a favor e 11 abstenções entre os 88 subscritores elegíveis do movimento - e oficializará a sua candidatura este sábado no hotel Pestana Palace, em Lisboa.

“Este resultado reflete a confiança dos membros na sua visão e capacidade de conduzir o movimento, numa altura crucial para o futuro do liberalismo em Portugal. Com uma participação de 96 membros e um total de 88 votos contabilizados, este processo interno destacou a união e o compromisso dos apoiantes com os princípios e objetivos que o movimento defende”, pode ler-se num comunicado no movimento divulgado esta terça-feira.

Membro da IL desde 2020 e conselheiro nacional desde essa altura, já integrou o Gabinete de Estudos do partido para a área da energia e é forte crítico da atual e anterior direção.

“A sua candidatura reflete o desejo de levar os valores do ‘Movimento Unidos pelo Liberalismo’ para um novo patamar, promovendo uma visão renovada e ambiciosa para o partido. O objetivo é construir um projeto político que reforce os pilares do liberalismo, com foco na liberdade individual, no empreendedorismo e na igualdade de oportunidades, preparando a IL para enfrentar os desafios do futuro”, acrescenta o mesmo comunicado.

Tem 42 anos, é natural do Porto e residente em Gaia. Com mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Eléticos de Energia - no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), trabalhou em várias multinacionais do sector elétrico como ABB, General Electric, Efacec e é atualmente diretor comercial na Chint Electrics.