Exclusivo

Partidos

Cotrim de Figueiredo critica 'tricas' e apela à união interna: “O que inspira mais? Um partido zangado ou otimista e construtivo?”

Um dia após a revisão estatutária da IL ter ficado pelo caminho, João Cotrim de Figueiredo e Bernardo Blanco deixaram apelos à união interna, afirmando ambos que “é muito mais o que os une do que aquilo que os separa”. O eurodeputado liberal defendeu que o partido necessita de comunicar melhor e apostar em campanhas “otimistas” para chegar a mais eleitores

Rui Farinha | NFactos

Foi a Bernardo Blanco, vice-presidente da Iniciativa Liberal (IL), a quem coube a tarefa de apresentar o novo programa político do partido, que está a ser debatido e será votado este domingo na Convenção Nacional, em Santa Maria da Feira. O deputado saiu em defesa da necessidade de atualizar o programa face à nova fase do partido e disse esperar que o debate sobre o documento seja construtivo, depois de um primeiro dia com alguns momentos mais tensos. “Espero que a discussão seja de boa fé e acima de tricas políticas. É muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa”, frisou.

Mas foi João Cotrim de Figueiredo que fez o apelo mais enérgico à aprovação do programa político, deixando ainda avisos à navegação, com recados sobretudo para dentro. “Não podia ser um melhor programa, com esta capacidade de o partido continuar a crescer. São 35 páginas de liberalismo puro”, advogou, perante os aplausos dos congressistas.