Exclusivo

Partidos

Autárquicas: IL recusa “negociações imediatas” com PSD, mas não fecha a porta a coligações em 2025

Liberais estão abertos a avaliar coligações com o PSD para as autárquicas. Mas criticam “insistência” e timing “precoce”, preferindo manter reserva. Nova fase da IL pode levar partido a abandonar estratégia de ir, por regra, a votos sozinha, mas só deverá haver decisão no próximo ano
Tiago Miranda

Se à esquerda, os convites para o diálogo com vista às autárquicas são públicos, à direita opta-se por não se levantar muito o véu. Mas, após as eleições europeias, houve também conversas exploratórias entre PSD e IL, de olho no próximo sufrágio, ao que apurou o Expresso. Os liberais voltaram a ser desafiados pelos sociais-democratas para entendimentos a nível autárquico, depois de em 2021 a IL ter integrado apenas sete coligações nas suas primeiras eleições autárquicas e corrido em pista própria em 46 municípios.

A estratégia da Iniciativa Liberal (IL) de ir, por regra, a votos sozinha pode deixar de fazer sentido no próximo ano, depois de o partido, criado em 2017, se ter conseguido afirmar nos últimos sufrágios, marcando presença em todos os parlamentos (nacional, regional da Madeira e Açores e Parlamento Europeu) e mantendo a rota de crescimento, apesar de ter falhado por três vezes as metas eleitorais.