Exclusivo

Promessas

Pedro Nuno defende que PGR deve dar "explicações ao país" e apela a consenso na justiça

O secretário-geral do PS defendeu esta manhã, numa visita a uma obra de prédios para renda acessível em Lisboa, a proposta do PS que promete uma “clarificação do poder hierárquico do Ministério Público” e insta os outros partidos a falarem sobre consenso na área da justiça. Pedro Nuno diz que Lucília Gago devia pronunciar-se sobre o atual contexto

Pedro Nuno Santos com Jorge Faria, presidente da Câmara do Entroncamento, durante visita ao Bairro da Vila Verde , que está a ser remodelado para habitação para rendas acessíveis no âmbito do PRR, Entroncamento
Paulo Cunha

Pedro Nuno Santos pede a Lucília Gago que fale sobre o atual contexto da justiça. Em declarações aos jornalistas esta manhã em Lisboa, o secretário-geral do PS, argumentou que o “Ministério Público tem uma responsável máxima” e que “no contexto em que vivemos era muito importante que pudesse dar algumas explicações ao país".

O líder socialista mantém o seu mantra de não falar em casos concretos, contudo, por duas vezes diz que tendo em conta “o clima que está instalado”, “ganhávamos todos se a Procuradora-Geral da República desse explicações”.

Nas mesmas declarações, Pedro Nuno Santos defendeu ainda que é preciso que os partidos falem sobre a necessária reforma na justiça, a começar pela clarificação da hierarquia do Ministério Público. “Há um litígio em curso que decorre de uma alteração ao estatuto [do Ministério Público] e nós prevemos no nosso programa a clarificação dessa relação de poder hierárquico. Achamos muito importante que os outros partidos se pudessem pronunciar sobre a proposta”, disse, apelando a um consenso.