Ancorada no turismo e no consumo privado, o produto interno bruto (PIB) cresceu 5,7% em 2021, 6,8% em 2022 e 2,3% no ano passado, colocando o país entre os parceiros com uma economia mais dinâmica. Com a Alemanha quase anémica, 2024 será um ano marcado por uma “retoma adiada” na Europa. O ritmo de crescimento em Portugal vai sofrer os efeitos de contágio de um dos seus principais parceiros económicos e abrandar substancialmente (Bruxelas vê o PIB a avançar 1,2%), mas, ainda assim, acima da média da zona euro e dos 27 parceiros da união.
Taxa de variação anual real do PIB
Dados definitivos e previsões em percentagem
Um dos reveses da medalha é que este crescimento tem sido insuficiente para tirar Portugal dos últimos lugares da tabela no PIB per capita expresso em paridade dos poderes de compra. Este indicador dá-nos uma medida da prosperidade e nível de vida em cada país e no, caso português, tardamos a aproximar-nos da média europeia.
PIB PER CAPITA ESTÁ NA CAUDA DA EUROPA
PIB per capita expresso em paridade de poderes de compra, com UE 27 = 100
Portugal deverá ter fechado 2023 com um PIB per capita em paridades de poder de compra equivalente a 78,6% da média europeia, o que nos coloca no 20º lugar entre os 27.