Estado da Nação

Demografia: nascimentos sobem pelo segundo ano, mas é a imigração que faz aumentar a população

Nasceram quase mais 2 mil bebés em 2023 do que no ano anterior. Ainda assim, o número de nascimentos continua a ser muito menor do que o de óbitos. É a entrada de imigrantes que tem feito a população aumentar nos últimos quatro anos

Getty Images

Nasceram 85.613 bebés em Portugal no ano passado, mais quase 2 mil do que em 2022, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Há dois anos consecutivos que a natalidade cresce ligeiramente, impulsionada em parte pelos nascimentos de filhos de mães estrangeiras.


Mesmo com esse aumento da natalidade, o número de nascimentos continua a estar muito aquém do número de óbitos (119 mil), o que resulta, repetidamente, num saldo natural negativo. O que tem feito crescer a população portuguesa nos últimos quatro anos seguidos é mesmo o saldo migratório positivo, ou seja, entrarem mais pessoas do que aquelas que saem do país.

Segundo as estimativas do INE, Portugal tinha 10.333.496 habitantes em 2018, o número mais baixo desde o início do século. Em 2022, estima-se que sejam 10.467.366.

Evolução da população residente em Portugal


A população estrangeira com estatuto de residente tem vindo a aumentar todos os anos desde 2015, atingindo recordes de ano para ano.

Em 2022, chegou aos 781.915. Segundo dados enviados ao Expresso pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), em 2023, o número “totaliza mais de um milhão”.