Exclusivo

Crise política

Sondagem Expresso/SIC: indecisos já são quase tantos como votos no PSD (e sobem face a 2022)

Se houvesse um partido para os indecisos, seria hoje um dos maiores, a três meses das eleições. Quem não decidiu o seu voto posiciona-se ao centro e sem preferência partidária. Destes, 75% votaram em 2022. Serão ainda mais decisivos nestas legislativas

António Pedro Santos / Lusa

PS primeiro, PSD um pouco abaixo, indecisos logo a seguir. Na primeira sondagem pós-crise política feita pelo ICS-ISCTE para o Expresso e a SIC, as cruzes nos boletins de voto entregues presencialmente a 803 inquiridos mostram um elevado número de eleitores que adiam para mais tarde a sua decisão sobre em que partido votar nas legislativas antecipadas de 10 de março de 2024. Nos resultados em bruto, ainda sem qualquer distribuição de indecisos, estes são os números: 22% para os socialistas, 18% para os sociais-democratas e 17% de indecisos — bem acima dos 11% de inquiridos que agora declararam votar no Chega (ver texto ao lado nestas páginas).

A forte preponderância deste grupo de eleitores obriga a encarar esta sondagem como uma simples fotografia na casa de partida para as eleições. Dito de outra forma, indicia que os resultados podem ser tão ou mais imprevisíveis do que antes das legislativas de 2022, quando (dizem os estudos pós-eleitorais) um em cada quatro eleitores terá decidido o seu voto nos últimos dias da campanha. Talvez mais agora: é que na sondagem que o Expresso e a SIC publicaram a três meses das legislativas de 2022 eram menos os que se declaravam indecisos naquela altura — apenas 14%, um número que se manteria estável em dezembro e que se reduziria para 11,5% a uma semana do ato eleitoral. A base este ano é, assim, mais alta.