Exclusivo

Crise política

Pedro Duarte: "Comprometemo-nos já a um aumento extraordinário das pensões abaixo do salário mínimo"

Entrevista a Pedro Duarte. O coordenador do Conselho Estratégico Nacional assume que PSD prefere ir a eleições contra Pedro Nuno Santos: “Há maior clarificação”

Bases do programa do PSD feitas por pessoas fora da vida política. “É um apelo cívico”, diz o coordenador. Foto Ana Baião

Foi líder da JSD, deputado do partido durante 10 anos, secretário de Estado de Santana Lopes e diretor de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa. Agora Pedro Duarte é do núcleo duro de Luís Montenegro e coordena o Conselho Estratégico Nacional (CEN), órgão consultivo que desenha as bases do programa com que os sociais-democratas se irão apresentar a eleições. Admite que o PSD falhou a defender-se no pós-troika e promete aumento extraordinário para as pensões mais baixas caso o partido vença as eleições.

Disse que há “trabalho muito avançado” no programa do PSD. É o que já foi apresentado no Parlamento?

Temos muito mais do que isso. O CEN tem 25 áreas setoriais, com 25 coordenadores, cada um deles com as próprias equipas. Só aqui estão mais de 200 pessoas a trabalhar há mais de um ano. É uma equipa com características especiais, a maioria desses 25 não são filiados no PSD e mesmo os militantes não são profissionais da política. Evitámos trazer ex-governantes, ex-deputados, ex-autarcas.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.