Exclusivo

Crise política

"Acabou-se um ciclo" na Rua Presidente Marcelo: reportagem na viagem final de Costa e Marcelo

Estiveram juntos, sorridentes e segredando, nas cerimónias dos 50 anos da independência. Descerraram uma placa em nome de Marcelo – que Costa disse ser “com certeza” merecida. E voltaram para Lisboa, em aviões separados. "Fechou-se um ciclo da história portuguesa. Em relação ao futuro, eu tenho de estar disponível para ouvir o povo português", disse Marcelo

ANTÓNIO COTRIM

Inês Escobar Lima, Agência Lusa, em Bissau

A inauguração da Rua Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em Bissau, antes designada Rua 13, uma transversal à Avenida Amílcar Cabral, foi o ponto de partida para um breve reencontro entre Presidente da República e primeiro-ministro, que apareceram lado a lado em público pela primeira vez desde que António Costa apresentou a demissão há dez dias, num fim de ciclo político.

Marcelo e Costa caminharam animados, à conversa, até à pequena rua de terra batida, juntamente com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, para uma curta cerimónia de inauguração, a meio de uma visita à Guiné-Bissau em que até então tinham estado quase sempre à distância.

O primeiro-ministro ajudou o Presidente da República a descerrar a placa com o seu nome e fotografia. Depois, interrogado se é merecida esta homenagem, respondeu: “É, com certeza.”