Paulo Mota Pinto, o candidato único a presidente do grupo parlamentar do PSD, foi eleito por uma larguíssima maioria: a sua direção teve 71 votos em 75 votantes. Uma votação com 92 % de apoio, dois votos nulos e dois brancos. E dois deputados não votara,
Esta eleição vigora por duas sessões legislativas, ou seja cerca de dois anos e meio, uma vez que a atual sessão legislativa é mais longa. Um mandato em que Mota Pinto, uma escolha do ainda líder, Rui Rio, se vai cruzar com o futuro presidente do partido.
“Da parte da direção do grupo parlamentar será sem duvida a melhor relação possível” com o futuro líder do partido, antecipa Mota Pinto que respondeu ser “prematuro” dizer que vai ou não colocar o seu lugar à disposição do presidente do PSD que venha a ser escolhido nas eleições diretas de 28 de maio.
“Não tomarei nenhuma posição sobre as eleições para a presidência da comissão política nacional”, prometeu o líder da bancada, que acrescentou: “Não me parece natural relacionar-se com candidatos à liderança antes de serem eleitos.” Também recusou comentar o discurso de Luís Montenegro, que na quarta-feira apresentou a sua candidatura a presidente social-democrata.
Mota Pinto recusou também pronunciar-se sobre as indicações do PSD para o Conselho de Estado, dizendo que “a bancada ainda não reuniu e não discutiu” o tema, e adiantou que “está a finalizar com o PS” a articulação sobre as presidências das 14 comissões parlamentares que vigorarão na XV legislatura.
“Penso que amanhã [sexta-feira] poderão ter novidades sobre isso”, adiantou.
Paulo Mota Pinto terá sete vice-presidentes para a bancada, dois dos quais transitam da anterior direção do grupo parlamentar: Catarina Rocha Ferreira e Ricardo Baptista Leite.
O atual vice-presidente do PSD André Coelho Lima, a deputada eleita por Coimbra Fátima Ramos, o cabeça de lista por Viseu nas últimas legislativas Hugo Carvalho, a deputada eleita por Aveiro Paula Cardoso e Paulo Rios - eleito pelo Porto e apoiante de Rio desde 2018 - completam a lista das vice-presidências, que terá quatro homens e três mulheres.