Exclusivo

Política

Moedas avança com Metro e Carris gratuitos em Lisboa

Medida para jovens e idosos ajuda a namorar a esquerda e é vista como “uma das mais essenciais para a descarbonização”. Orçamento para 2022 “limitado”

Gratuitidade dos transportes para jovens e idosos foi uma das promessas eleitorais de Carlos Moedas
MIGUEL A. LOPES/LUSA

Primeiro os impostos, agora os transportes. Depois de ter conseguido aprovar um aumento da devolução do IRS em Lisboa, Carlos Moedas vai incluir no orçamento da Câmara para 2022 uma proposta que foi promessa eleitoral: transportes gratuitos para os moradores de Lisboa com menos de 23 anos e mais de 65.

Os moldes da medida ainda estão a ser trabalhados, e terão uma segunda fase de discussão, quando o orçamento for apresentado aos vereadores dos restantes partidos, no início do ano. A ideia é garantir a gratuitidade nos transportes da Carris, que é municipal, e do Metro de Lisboa, que não é. “É nesse cenário que estamos a trabalhar”, confirma Moedas ao Expresso, definindo a medida como “uma das mais essenciais para a descarbonização”.