Política

Sondagem: A queda de Marcelo, o trambolhão de Costa e o desejo de remodelação

Cresce o descontentamento com a atuação do Presidente da República e, sobretudo, do primeiro-ministro. A avaliação do Governo está em queda e 81% dos eleitores pedem uma remodelação, segundo a sondagem da Aximage para DN, JN e TSF. Mas a oposição também não tem motivos para sorrir

MÁRIO CRUZ

Aos olhos dos portugueses, ninguém escapa. O Presidente da República, o primeiro-ministro, o Governo e a oposição registam a pior avaliação do último ano, de acordo com a sondagem da Aximage para DN, JN e TSF, divulgada este domingo.

Relativamente ao mês passado, Marcelo cai 15 pontos percentuais, passando de 70% de avaliações positivas em junho para 55% este mês, enquanto as avaliações desfavoráveis sobem de 10% para 18%. Ainda assim, continua a ser no Presidente que os inquiridos, incluindo os eleitores socialistas, mostram mais confiança (51% contra 14% de António Costa).

Se Marcelo cai, Costa dá um verdadeiro trambolhão de 20 pontos percentuais. Em quatro meses, o número de inquiridos que avalia positivamente a atuação do primeiro-ministro passou de 61% em março para 41% este mês. Segundo a sondagem, apenas 6 pontos percentuais separam agora as opiniões positivas das desfavoráveis. Entre os descontentes estão mais de um terço dos eleitores da CDU e do Bloco de Esquerda.

A avaliação do Governo está igualmente em queda: neste momento, 37% dos inquiridos avaliam positivamente a sua atuação, quase tantos como os que têm uma opinião negativa (33%). A fadiga dos eleitores traduz-se num desejo de remodelação: 81% querem mudanças no Executivo ainda antes das autárquicas, a começar pelo ministro da Administração Interna, que 79% querem ver de saída.

A substituição da ministra da Saúde é defendida por 29% dos inquiridos e 20% querem uma mudança na pasta da Educação.

Apesar da queda registada na avaliação positiva do Executivo, três em cada quatro inquiridos (75%) acreditam que a legislatura vai chegar até ao fim.

A oposição também não tem motivos de regozijo nesta sondagem: merece nota negativa para metade dos inquiridos (mais 11%), incluindo os eleitores sociais-democratas.

A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF-JN-DN entre 10 e 12 de julho, tendo sido recolhidas 763 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal.