Os líderes europeus passaram ao lado dos pratos típicos do Porto no jantar que rematou o longo dia de trabalhos da Cimeira Social do Porto. O menu ficou-se pelo peixe ao sal, bem menos calóricos do que as iguarias tradicionais da Invicta, recomendadas no Guia oferecido às dezenas de jornalistas presentes no evento mais marcante da presidência portuguesa da União Europeia.
No roteiro gastronómico disponibilizado pela Câmara do Porto, não podiam faltar as incontornáveis francesinhas, as tripas à moda do Porto, prato forte da cidade, e ainda o polvo à lagareiro e o bacalhau à Gomes de Sá. Nas sobremesas, o destaque vai para o Bolo Rei, mesmo que ao jantar desta sexta-feira tenham sido servidas rabanadas, outro dos doces caraterísticos da época natalícia dos portugueses.
Em tempo de desconfinamento, no roteiro de sítios a visitar destaque para o edifício ex-libris do Porto, a Torre dos Clérigos, seguido da castiça Ribeira, do Palácio da Bolsa, da Estação de São Bento e da Câmara do Porto, cujas chaves foram entregues esta sexta-feira a Ursula Von der Leyen, Charles Michel e David Sassoli.
Na lista dos espaços a visitar, pontificam ainda a mercearia centenária Pérola do Bolhão, joia da Arte Nova, a Capela das Almas, famosa pelos seus azulejos, sem esquecer a Livraria Lello, titulada uma das mais belas do mundo.
Na rota cultural, pontos obrigatórios são a Casa da Música e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, bem como o quarteirão das galerias de arte, de Miguel Bombarda.
Para deambular a céu aberto, todos os caminhos vão dar ao maior pulmão verde urbano do país, o Parque da Cidade, além de uma escapadela à Foz com paragem obrigatória na Praia Homem do Leme e na Pérgola da Foz.