Exclusivo

Política

“Este debate está em roda livre”. André Ventura arrastou João Ferreira para meia hora de caos

Interrupções, gritos, caos. No primeiro debate presidencial de André Ventura e João Ferreira, ficou clara a estratégia do líder do Chega. O comunista ainda o conseguiu embaraçar com várias contradições, mas Ventura, em modo 'metralhadora', estabeleceu o tom do debate (muitas vezes imperceptível)

ANTÓNIO COTRIM

Num texto sobre o debate entre André Ventura e João Ferreira, esta noite, na TVI24, é difícil citar frases completas dos dois candidatos às eleições presidenciais, uma vez que poucas vezes se ouviu com clareza o que disseram. Foi meia hora de atropelos, interrupções e um caos generalizado, num tom agressivo que André Ventura quis estabelecer logo de início e que muitas vezes conseguiu usar para puxar a discussão para tópicos mais confortáveis para a sua candidatura.

Minutos antes do início do debate tinha decorrido o primeiro confronto entre candidatos, nesse caso entre Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias, na RTP1, e que acabara por se tornar uma conversa quase amigável, com poucos pontos de divergência. Ora entre Ventura e Ferreira o tom da campanha mudou logo aos primeiros minutos de jogo, com o líder do Chega a mostrar desde cedo a estratégia que lhe interessaria adotar, entrando em modo metralhadora e disparando interrupções constantes enquanto o adversário falava.