Política

João Ferreira é o candidato presidencial do PCP

O eurodeputado João Ferreira será o candidato comunista ao Palácio de Belém, depois de em 2016 Edgar Silva ter obtido 3,85% dos votos

Jerónimo de Sousa e João Ferreira
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSa

O eurodeputado João Ferreira será o candidato do Partido Comunista Português nas eleições presidenciais de 2021, anunciou este sábado o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

A escolha foi feita durante uma reunião do comité central dos comunistas, que decorreu este sábado, para escolher o nome que o partido lançará e que concorrerá com outros nomes já conhecidos na corrida a Belém, entre os quais Marcelo Rebelo de Sousa, Marisa Matias, Ana Gomes e André Ventura.

"A nossa candidatura é para ir até ao fim", afirmou Jerónimo de Sousa no final de uma reunião do comité central do partido, recusando a ideia de que esta é "uma candidatura para desistir" para dar mais hipóteses a um concorrente à esquerda.

Sem dizer o que aconteceu na reunião, o líder do PCP afirmou que o documento sobre as eleições e o candidato às presenciais foi aprovado "por unanimidade".

João Ferreira, 41 anos, é deputado no Parlamento Europeu desde 2009 e membro do comité central do PCP desde 2012. Licenciado em Biologia pela Universidade de Lisboa, foi bolseiro no Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Museu, Laboratório e Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, tendo também trabalhado numa empresa de estudos e projetos na área do ambiente e na Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal.

João Ferreira terá a missão de melhorar o resultado obtido pelo anterior candidato do PCP, Edgar Silva, que em 2006 somou 3,85% dos votos nas presidenciais. O melhor resultado dos comunistas em eleições presidenciais data de 1991, quando Carlos Carvalhas obteve 12,9% dos votos.