Exclusivo

Política

Covid-19. Marcelo chama Centeno a Belém para o convencer a ficar no Governo

Divergiram, competiram mas acabaram forçados a entender-se. Marcelo impôs o estado de emergência. Costa cedeu. Segunda-feira, o PR tenta travar a saída de Centeno

O Presidente realizou o primeiro Conselho de Estado virtual, decretou a emergência que forçou o Governo a aceitar
Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

Primeiro, foi o estado de emergência. Agora, Marcelo Rebelo de Sousa quer forçar Mário Centeno a manter-se no Governo. Preocupado com o impacto económico da crise da Covid19 que esta semana o levou a decretar um estado de exceção no país, o Presidente da República convocou o ministro das Finanças para uma reunião em Belém na próxima segunda-feira ao meio dia, com dois pontos na agenda. O primeiro é a avaliação das consequências orçamentais da crise e das medidas que estão a ser tomadas. Mas o segundo é provavelmente o de maior importância política, é que Marcelo não quer que Centeno abandone o cargo de ministro das Finanças numa altura em que são enormes as incógnitas sobre a situação financeira internacional e a situação económica e financeira de Portugal à luz da crise.

O ministro teria combinado com António Costa sair até ao final do primeiro semestre, coincidindo com o fim do seu mandato à frente do Eurogrupo, mas nesta altura, segundo fonte de Belém, é muito importante manter estabilidade e uma forte coordenação da área financeira do Estado, o que poderia ser afetado com a alteração do titular das Finanças durante a guerra contra a pandemia. Pelas mesmas razões e a nível europeu poderá ainda estar, segundo a mesma fonte, o prolongamento até ao final do ano de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo. Até lá, o Presidente tenta condicionar uma decisão que, em última análise, caberá ao primeiro-ministro.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.