O CEO é o limite em Podcast

Rui Serpa, vice-presidente da Coca-Cola Europacific Partners: “Não vivo para métricas, foco-me em quão estruturantes são as decisões”

Lidera desde 2018 o engarrafador e distribuidor da marca Coca-Cola e garante que é em equipa que o faz: “nenhum líder faz nada sozinho”. Rui Serpa, vice-presidente e CEO da Coca-Cola Europacific Partners é o convidado deste episódio do podcast “O CEO é o limite”

Foi uma decisão pessoal que lhe abriu as portas ao cargo que hoje ocupa. Rui Serpa, atual vice-presidente e CEO da Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) - responsável pelo engarrafamento, distribuição e comercialização dos produtos da marca - demitiu-se do cargo de diretor-geral que ocupava na Colômbia, em prole do equilíbrio familiar. Não tinha perspetivas ou emprego garantido, mas assumiu o risco e garante que se orgulha de uma decisão que mostra bem “quais são as prioridades”.

Lidera desde 2018 o engarrafador da Coca-Cola com a visão de um desportista que sabe que “ninguém vence sozinho”. Por isso, o seu foco enquanto gestor centra-se menos nas métricas e mais no impacto estrutural das decisões que toma. É em equipa que gosta de trabalhar e em equipa que gosta de tomar decisões e assume uma motivação particular em “tirar a complexidade as coisas”. Às vezes, diz, “complicamos a vida e não somos bons para nós próprios”.

Rui Serpa, vice-presidente e diretor-geral em Portugal da Coca-Cola Europacific Partners, durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"
Nuno Fox

Licenciado em Marketing pelo IADE, com um relevante percurso e cargos de liderança em empresas como a Nielsen, Procter & Gamble ou Red Bull, recorda um dos primeiros cargos de liderança que assumiu na carreira e a lição que retirou para a vida:

“Aos 24 anos assumi a liderança de um canal muito específico. A equipa é que conhecia os clientes, as dinâmicas. Eu sem eles não ia ser capaz de fazer nada. Não teria conseguido implementar nenhum projeto, visão ou plano, sem estas pessoas e sem as ter convencido de que não conseguia fazer nada sozinho”, recorda.

Desportista nato, soma no currículo 16 anos de pólo aquático, participa com regularidade em provas “off road” em duas rodas e foi por duas vezes campeão nacional de SSV. O timing da decisão, o tempo certo de aceleração, o teste ao limite e a resistência em contexto desportivo, sublinha, “são uma mais-valia para compreender o corpo humano, a natureza das relações interpessoais e o cumprimento das metas profissionais”.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios:

O CEO é o limite em Podcast