O CEO é o limite em Podcast

Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade: “Ganhámos consciência de que se o trabalho não nos traz felicidade, não queremos estar ali”

Neste episódio falamos de dor, de perda e de felicidade. Um equilíbrio difícil, mas que pode ser um catalisador de mudança na busca pelo propósito e pela nossa missão pessoal de vida. Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade, é a personificação desse caminho

Pode um momento de infelicidade extrema ser o catalisador de uma transformação pessoal drástica em prol da felicidade? Pode. “Parece quase antagónico dizermos que do pior veio mesmo o melhor, mas a verdade é a dor tem um propósito revolucionário que é o de crescermos e melhorarmos. Podemos crescer pela dor ou pelo prazer, mas está provado que 99% das pessoas crescem pela dor”, sublinha Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade.

Foi o seu caso. A perda do filho Pedro levou Sofia a por fim a uma carreira na TAP, trocar Lisboa pelo Porto e dedicar-se ao que verdadeiramente a apaixona: apoiar empresas e trabalhadores a encontrar o seu próprio caminho para a felicidade, através da intervenção junto das lideranças, da gestão de recursos humanos e das equipas.

Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade, durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"
Matilde Fieschi

Licenciada em Ciência Política, Sofia chegou a sonhar com uma carreira na área da diplomacia e foi ativa na vida política e no contributo às causas sociais. Fez tanto voluntariado que um dia, numa entrevista de emprego, o recrutador aconselhou-a a dedicar uma página do seu currículo só a descrever o trabalho não remunerado que realizou ao longo do percurso.

Dez anos como assistente de bordo na TAP permitiram-se interiorizar padrões comportamentais e emocionais que são ‘chave’ na vida corporativa, perceber a relevância da conciliação entre a vida pessoal e profissional, reconhecer que numa empresa, cada trabalhador tem o seu papel na consolidação da cultura e do ambiente organizacional e que o papel do líder é a cola que une todas as pontas.

E nunca tanto quanto agora foi determinante falar de felicidade nas empresas. “A pandemia veio dar-nos a consciência de que se o trabalho não nos traz felicidade, eu não quero estar ali”, sublinha, acrescentando que “quando não criamos um ambiente onde as pessoas queiram estar, perdemos talento”. E perder talento hoje é um cenário difícil de inverter.

Cátia Mateus podcast O CEO É o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios:

O CEO é o limite em Podcast