Geração 80

“Demiti-me para ter aulas com Dalai Lama. Gostei tanto de Dharamshala que tenho medo de voltar, foram dos meses mais felizes da minha vida”

Nasceu em agosto de 1983, em Espinho. Economista, deputado e ex-presidente da Iniciativa Liberal, cresceu no seio de uma família operária. A paixão pela matemática surge como um dos motores do seu percurso académico e profissional. Carlos Guimarães Pinto é o convidado do novo episódio do Geração 80, com Francisco Pedro Balsemão

José Fonseca Fernandes

Nasceu em agosto de 1983, em Espinho. Economista, deputado e ex-presidente da Iniciativa Liberal, cresceu no seio de uma família operária. A paixão pela matemática surge como um dos motores do seu percurso académico e profissional. As experiências marcantes que viveu no estrangeiro, especialmente durante o período em que esteve no "país menos entediante do mundo", a Índia, onde descobriu "como é que o mundo era em tudo aquilo que tem de bom e de mau".

José Fonseca Fernandes

Reflete sobre o liberalismo e o papel do Estado e aprofunda o debate sobre a evolução social em Portugal, destacando a importância do da iniciativa individual. Sobre a geração que nasceu na década de 80, considera ser "a última geração a saber o que é viver sem internet, mas também a primeira a abraçar plenamente o digital", uma dualidade que, explica nesta conversa com Francisco Pedro Balsemão, confere à geração uma perspetiva única sobre as transformações sociais e tecnológicas das últimas décadas.

José Fonseca Fernandes

Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980.

Geração 80