Geração 80

Margarida Balseiro Lopes: “Sinto algum tipo de paternalismo por ser mulher e jovem. A única forma de contrariar é fazer o meu trabalho”

Cresceu a fazer “patifarias” na redação do Jornal da Marinha Grande, onde o pai era diretor e jornalista. Quis ser bailarina, mas cedo percebeu que o caminho ia passar pela política. Foi a primeira em quase tudo: a primeira mulher líder da JSD e a ministra mais jovem de sempre de um governo. O que lhe falta fazer? “Trazer mais mulheres jovens para a política”. Ouça aqui o episódio do Geração 80 originalmente publicado a 27 de março de 2025

Nasceu em setembro de 1989, na Marinha Grande. A mãe era educadora de infância, o pai jornalista e diretor do jornal regional da Marinha Grande. Era na redação que passava as tardes a fazer “patifarias”.

Quis ser bailarina e, claro, jornalista, mas quando se cruzou com a política e com o direito percebeu que era o caminho a seguir. Ainda em criança, depois de um debate aceso numa aula de francês, disse ao pai que queria entrar para o PSD. Quando chegou a casa procurou saber o que era a política e como funcionavam os partidos.

José Fonseca Fernandes

Passava as “férias grandes” em São Pedro de Moel, mas ao fim de duas semanas “já estava farta”. Foi lá que teve o primeiro emprego de Verão e saiu as primeiras vezes à noite.

É a mais nova de quatro irmãos - “todos eles diferentes”, admite. O irmão Ricardo é dirigente do PS, mas “sempre respeitaram as diferenças”, conclui. Para esta gravação trouxe o primeiro presente que recebeu no dia em que nasceu. Foi uma boneca oferecida pelo irmão João. “Custou 50 escudos!”, recorda.


José Fonseca Fernandes
José Fonseca Fernandes

Margarida Balseiro Lopes é a convidada do novo episódio do Geração 80. É a então ministra da Juventude e Modernização e a mais jovem de sempre de um governo. Ouça aqui.

Esta conversa foi gravada antes do chumbo da moção de confiança apresentada pelo Governo de Luís Montenegro.

Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980.

Geração 80