Exclusivo

Paul De Grauwe

Utilizar os mercados e os governos para combater as alterações climáticas

Cada aplicação do princípio de que aqueles que emitem CO2 devem pagar colide com obstáculos de má vontade e incompreensão. Uma solução pode ser taxar as importações de países que não tributam as emissões de CO2

É cada vez mais evidente que temos de taxar as emissões de CO2 por todo o mundo se queremos travar o aquecimento global. A Europa tem um sistema de direitos de emissão transacionáveis que impõe uma taxa implícita sobre emissões de CO2 na Europa, mas este sistema não funciona bem, e a taxa implícita é demasiado baixa. A tributação das emissões de CO2 terá de aumentar.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)