Paul De Grauwe

“Dinheiro verde” sem inflação

O BCE pode adquirir obrigações emitidas para financiar investimentos ambientais. A única restrição é que o limite de 2% de inflação não seja posto em causa

Até que ponto pode o dinheiro criado pelo banco central ser usado para financiar investimentos na área do ambiente? Esta é uma pergunta frequente nos dias de hoje. Os ativistas ambientais respondem com entusiasmo que o banco central, nomeadamente o Banco Central Europeu (BCE), deve agir e estimular o financiamento dos investimentos ambientais através da impressão de dinheiro. O BCE imprimiu 2600 mil milhões de euros desde 2015 devido ao seu programa de compras (QE, Quantitative Easing). Todo esse dinheiro foi para instituições financeiras que pouco ou nada fizeram com ele. Porque não pode o BCE injetar o dinheiro em investimentos ambientais em vez de o despejar no sector financeiro?

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)