Exclusivo

Opinião

Indústria de media, economia e o preço do pluralismo

Comparando com outros sectores da economia, a indústria de media tem sido pouco apoiada

Paulo Faustino Diretor do Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas/Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Membro do Centro de Investigação Interdisciplinar da Cultura, Espaço e Memória. Sénior Fellow do Columbia Institute for Tele- information, Columbia University

As sucessivas e profundas disrupções observadas nos últimos anos na indústria de media, assim como a sua importância económica, simbólica e social, justificam a criação de um Plano de Emergência para os Media (PEM), para ajudar a mitigar problemas estruturais e conjunturais exponenciados pela covid-19, nomeadamente através de benefícios e isenções fiscais, apoio à gestão de tesouraria, incentivo ao investimento publicitário e estímulo às assinaturas de publicações, com majorações para empresas sediadas no interior.

Em parceria com o IEFP, urge criar um programa especial de estágios e contratação de profissionais jovens — e também a reconversão de profissionais — para estimular a criação de emprego nas indústrias de media e demais atividades culturais e criativas. Pela importância crescente da informação e conteúdos de proximidade, os apoios à comunicação social regional e local devem ser revistos não só ao nível do modelo conceptual, como também nos procedimentos administrativos e processo de distribuição.