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Opinião

Know Your Customer (KYC): a importância da Inteligência Artificial no combate à criminalidade financeira

A Inteligência Artificial permitirá, também, analisar, automaticamente, a entrada e saída dos montantes associados às múltiplas transações, identificando quaisquer anomalias nos dados fornecidos, sinalizando, com base numa gestão inteligente desses dados e com recurso a uma utilização precisa e confiável dos algoritmos, as transações, os clientes ou as comunicações suspeitas, suscetíveis de indiciar a prática de comportamentos fraudulentos

São múltiplos e significativos os riscos que as instituições financeiras enfrentam no plano do combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

Nesse universo de riscos assume especial importância o tema relativo à identificação do cliente, assente na ideia base de “conhece o teu cliente” (KYC ou “know your customer”). Esta elementar e não negligenciável condição assume, mais do que nunca, elevada criticidade na definição de estratégias adequadas e eficazes para a mitigação de riscos de eventos associados a prática de crimes financeiros, em particular os que se relacionam com a lavagem de dinheiro e com o financiamento ao terrorismo.