Opinião

O Homem, o animal ético! (?)

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) promove neste espaço semanal uma reflexão sobre as temáticas da fraude, da corrupção, da economia não-registada, da ética, da integridade e da transparência, contribuindo deste modo para a formação de uma opinião pública mais esclarecida e mais participativa

Vimos anteriormente, em A condição Humana - a fraude e a corrupção como retrocessos civilizacionais, que a existência do homem se desenvolve fundamentalmente segundo dois eixos. O biológico, base de toda a vida natural, que nos coloca no mesmo plano dos demais animais e seres vivos com os quais partilhamos este planeta, sobre o qual essa mesma natureza nos tem conferido a invulgar habilidade para erigirmos e sustentarmos o eixo cultural, que no essencial se tem traduzido na capacidade para encontrarmos soluções muito próprias e de elevada elaboração racional e técnica face aos desafios que o mundo nos tem colocado e às formas como a ele nos vamos adaptando.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)