O EuroBic, onde Isabel dos Santos tem uma participação de 42,5%, acaba de anunciar que vai "encerrar a relação comercial com Isabel dos Santos" mas também com "entidades controladas pelo universo da acionista Isabel dos Santos e pessoas estreitamente relacionadas com a mesma".
O banco liderado por Fernando Teixeira dos Santos justifica esta decisão na "sequência dos eventos mediáticos suscitados pela divulgação de informações reservadas a Isabel dos Santos – apresentadas internacionalmente como Luanda Leaks". O banco argumenta que em causa está o facto de poder haver "a perceção pública de que este banco possa não cumprir integralmente as suas obrigações pelo facto de Isabel dos Santos ser um dos seus acionistas de referência". Uma decisão que foi tomada pelo conselho de administração do EuroBic esta segunda-feira.
Em comunicado, o banco sublinha ainda que "no respeito pelos deveres de sigilo bancário a que está sujeito, apenas podemos esclarecer publicamente que os pagamentos ordenados pela cliente Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) à Matter Business Solutions respeitaram os procedimentos legais e regulamentares formalmente aplicáveis no âmbito da regular relação comercial existente entre este Banco e a Sonangol, designadamente os que se referem à prevenção do branqueamento de capitais".
O conselho de administração do EuroBic dá ainda nota que, "face às informações vindas a público, com elementos que até esta data eram desconhecidos por este banco", vai avançar com a "realização imediata de uma auditoria aos movimentos referidos no ponto anterior", ou seja, aos pagamentos ordenados pela Sonanagol à Mater.
E refere ainda que vai enviar para o Banco de Portugal "todo o processo em poder do EuroBic referente às operações envolvendo as quantias transferidas pela Sonangol para a Matter em novembro de 2017, bem como informá-lo das decisões tomadas".
Uma decisão que surge quase ao mesmo tempo do pedido do Banco de Portugal para que o EuroBic esclarece de forma urgente estas operações.
Em comunicado, o banco refere ainda que "o EuroBic não é parte no processo que tem vindo a ser noticiado, o qual diz apenas respeito à esfera de interesses e relações jurídicas da acionista Isabel dos Santos".