O pior cenário para o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, acabou por não se confirmar na jornada eleitoral desta quinta-feira. Num dia em que três círculos eleitorais foram às urnas para eleger os substitutos de deputados que se tinham demitido, todos eles do Partido Conservador, este ultimo conseguiu não perder todos.
Por apenas 495 votos de vantagem, o tory Steve Tuckwell conseguiu ser eleito para a Câmara dos Comuns pelo círculo de Uxbridge e Ruislip Sul (periferia de Londres), que foi de Boris Johnson entre 2015 e este ano. O antigo chefe de Governo demitiu-se do Parlamento depois de uma comissão de inquérito ter concluído que este enganou os deputados ao depor sobre as festas ilegais na sua residência oficial durante a pandemia.
Sunak, atual inquilino do n.º 10 de Downing Street, felicitou Tuckwell na rede social Twitter, agarrando-se ao único motivo de consolo da véspera. “Parabéns, Steve, um resultado muito merecido depois de uma grande campanha”. Esta sexta-feira de manhã visitou o novo deputado, brincando: “Normalmente quando me acordam às 3h da manhã é por más notícias. Assim, foi uma mudança bem-vinda”: