Quatro reféns israelitas foram resgatados com vida no centro da Faixa de Gaza, este sábado, avança fonte militar de Israel, citada pela agência Reuters.
Os quatro reféns, três homens e uma mulher, haviam sido sequestrados a 7 de outubro do ano passado, num festival de música. Agora, foram levados para o hospital, onde serão submetidos a exames médicos.
Esta manhã, as forças israelitas anunciaram que as suas tropas continuam a levar a cabo "operações orientadas pelos serviços de informação" em Rafah, cidade no extremo sul da Faixa de Gaza onde Israel já controla 40% do território, e que estão a avançar para os bairros ocidentais, agora em Tal al Sultan, onde assumiram o controlo de todo o corredor de Filadélfia, a fronteira de 14 quilómetros da Faixa de Gaza com o Egito.
O exército de Israel informou ainda, na sexta-feira à noite, que a sua aviação eliminou em Rafah o líder das forças de segurança do Hamas, Salame Abu Ajaj, que apoiava as Brigadas al-Qasam do Hamas em tarefas como os deveres militares de rotina.
Paralelamente à ofensiva em Rafah, Israel intensificou a ofensiva no centro do enclave, nomeadamente no campo de refugiados de Bureij, e na parte oriental da cidade de Deir al-Balah, onde diz ter atacado "dezenas de células e infraestruturas terroristas, incluindo um túnel subterrâneo escondido numa estrutura civil".