Nasceu Mosab Yousef, na cidade palestiniana de Ramallah, há 45 anos, no seio de uma das mais prestigiadas famílias muçulmanas da Cisjordânia. O seu pai, Hassan Yousef, fundou o Hamas. Hoje vive entre os Estados Unidos e o Sudeste Asiático e é conhecido como Joseph na igreja de Barabbas Road, em San Diego, Califórnia, onde se converteu ao cristianismo no início de 2008, com 30 anos.
Fugiu de casa, disse-o em várias entrevistas, depois de ter presenciado “o puro mal” que o Hamas advogada e exerce, e também por ter encontrado na Bíblia, que começou a ler às escondidas depois de ter conhecido em Ramallah um missionário americano, a mensagem que procurava: “ama os teus inimigos”.
Com 10 anos de idade, Yousef foi preso pela primeira vez pelos soldados israelitas. Vivia-se a Primeira Intifada (1987-1993) e ele era um miúdo a atirar pedras aos colonos israelitas que já na altura construíam casas em território que a ONU havia designado em 1947 como parte de um futuro Estado da Palestina. Depois disso voltou a ser preso inúmeras vezes, e torturado. Como filho mais velho do fundador do Hamas, era visto pelos israelitas como o natural sucessor do pai.